segunda-feira, 13 de junho de 2011

AS TICs NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

  Malba Santos
               Ultimamente muito se tem falado sobre a utilização das TICs como aliadas do professor na sua prática docente. Será que os professores de hoje estão alheios à realidade tecnológica à sua volta? Qual o motivo que faria esse profissional da educação de hoje, detentor de um perfil do professor moderno na era das TICs, e,  também, como não poderia deixar de ser, consumidor e usuário das parafernálias tecnológicas como a máquina digital, o computador, DVD, o celular, a máquina filmadora etc  deixar de utilizar em sua prática docente tais recursos?
            Percebe-se, cada dia com mais freqüência, a adesão das escolas, de uma forma mais ou menos tímida, a prática de projetos incluindo as tecnologias em sua proposta curricular. Esse é um dado irreversível. Observa-se também que experiências que nos chegam através de programas de formação importados de outros estados e regiões, nos mostram, muitas vezes, práticas que já estão sendo utilizadas por nossos professores há algum tempo.
            Respeitadas as tradicionais dificuldades que lhe cabe, é importante que seja criada desde a formação do professor a cultura do registro de suas experiências em sala de aulas.
            O professor está buscando cada vez mais sua qualificação na era tecnológica com programas de formação que incluem a utilização das mídias, no entanto,  tais  conhecimentos não estão sendo colocados em prática na mesma proporção em que chegaram à sociedade contemporânea.
            Não cabe aqui procurar culpados para justificar a má utilização da tecnologia no processo educacional. O objetivo é que se levante um diálogo em relação ao que se pode ser feito a partir dessa constatação. É bem verdade que faltam às escolas públicas, nos diferentes níveis de ensino, os investimentos necessários na área. As universidades, desde os cursos de graduação já deveriam disponibilizar aos alunos os recursos tecnológicos em questão para que quando estes se tornassem profissionais já estivessem habilitados a manuseá-los naturalmente adequando-os à sua prática docente.
                                                                  ticsnaeducacao.jex.com.br
                Portanto, para que haja uma verdadeira reforma educacional tecnológica objetivando  a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é imprescindível que as instituições de ensino sejam as difusoras dos recursos tecnológicos, formando profissionais-usuários das tecnologias, conscientes e habilitados. Usuários, sobretudo, no exercício de sua prática profissional.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Oficina Construção de Blog


Formadoras da Oficina do turno vespertino Ester Carneiro e Maria José Melo

Hoje as 8:00hs da manhã iniciou a Oficina Temática de Construção de Blog no NTE/Caxias com as formadoras Lidinalva  e Lucenir.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As TIC's e o Processo Ensino Aprendizagem.

Imagem do site:nte.goiania.zip.net


                                   Imagem do site: aprender-partilhando.blogspot.com

As novas tecnologias apresentam-se ao processo educacional como instrumentos eficazes e adequados à realidade social. Assim, a escola não poderá ficar fora dessa discussão e, desta maneira, tem assistido a inúmeras experiências no sentido de garantir, atender, facilitar dando garantias e possibilitando o acesso do educando e educador com as ferramentas tecnológicas.
No mundo pós-moderno em que vivemos, a todo dia apresenta novidades, portanto não é possível a sociedade caminhar sem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Se atentarmos para a prática escolar vigente, encontramos uma carência generalizada de atividades didáticas voltadas para a exploração educativa das novas tecnologias. Com isso, a comunidade escolar já percebe a importância das Tics como uma ferramenta didática pedagógica na educação e como instrumento de mudanças no processo ensino aprendizagem.
as novas tecnologias apresentam-se ao processo educacional como instrumentos eficazes e adequados à realidade social. Assim, a escola não poderá ficar fora dessa discussão e, desta maneira, tem assistido a inúmeras experiências no sentido de garantir, atender, facilitar dando garantias e possibilitando o acesso do educando e educador com as ferramentas tecnológicas.
No mundo pós-moderno em que vivemos, a todo dia apresenta novidades, portanto não é possível a sociedade caminhar sem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Se atentarmos para a prática escolar vigente, encontramos uma carência generalizada de atividades didáticas voltadas para a exploração educativa das novas tecnologias. Com isso, a comunidade escolar já percebe a importância das Tics como uma ferramenta didática pedagógica na educação e como instrumento de mudanças no processo ensino aprendizagem.
As tic's apresentam-se ao processo educacional como instrumentos eficazes e adequados à realidade social. Portanto, a escola não poderá ficar fora dessa discussão e, desta maneira, tem assistido a inúmeras experiências no sentido de garantir, atender, facilitar dando garantias e possibilitando o acesso do educando e educador com as ferramentas tecnológicas.
No mundo pós-moderno em que vivemos, a todo dia apresenta novidades, portanto não é possível a sociedade caminhar sem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Se atentarmos para a prática escolar vigente, encontramos uma carência generalizada de atividades didáticas voltadas para a exploração educativa das novas tecnologias. Com isso, a comunidade escolar já percebe a importância das Tics como uma ferramenta didática pedagógica na educação e como instrumento de mudanças no processo ensino aprendizagem.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: IMPACTO DAS TIC's NA EDUCAÇÃO







Participei nessa última quinta feira(04/10/2010) do Seminário Internacional com o tema Impacto das TIC's na Educação realizado no auditório da FAMA em São Luis/Ma tendo como palestrantes os profº John Potter Londres/Inglaterra, Eduardo Junqueira Fortaleza/CE e o Sr. representante da UNESCO Guilherme Canela. Também participaram NTE's dos estados da Bahia, Piauí, Ceará.

domingo, 22 de agosto de 2010

Curso Introdução Digital em São João do Sóter

Professores do CEM. Inácio Rocha (anexo Aluísio Azevedo) do município São João do Sóter realizando atividades nos aplicativos do Sistema Linux Educacional com o apoio da multiplicadora Profª Esp. Maria José  Melo do NTE/Caxias-MA.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como gravar CD e DVD utilizando o Linux Educacional

Trabalhar com vídeo é uma forma motivadora e interessante para melhorar e inovar o processo ensino aprendizagem. Portanto aprender a gravar um CD ou DVD no Sistema Linux e de suma importancia para o êxito do aprendizado dos educando.


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Capacitação Introdução à Educação Digital.

As Mídias são uma realidade nas escolas estaduais do Maranhão, as capacitações realizadas pelos NTE's estão de vento em polpa. Portanto, hoje educadores fazem uso das mídias em seu cotidiano escolar com a implementação de projetos pedagógicos.

Capacitação no CE Santos Dumont.


Professores sendo capacitados para utilizarem as mídias no contexto escolar de forma pedagógicamente correta no cotidiano escolar do CE Santos Dumont.

Postagens