terça-feira, 15 de novembro de 2011

Homenagem do NTEC aos Multiplicadores




A coordenadora Socorro Crateús do NTEC homenageou os multiplicadores no dia dos professores com uma surpresa com direito a lembrancinhas e salgadinhos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aluno Monitor

Cursistas relatando sobre o curso Aluno Monitor realizado no NTE/Caxias-MA

sábado, 27 de agosto de 2011

O projetor multimídia

Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação disponibiliza, por meio do FNDE, um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.
Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.
O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto.
O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

OFICNA CONSTRUÇÃO DE BLOG





Nessa semana de 22/08 a 26/08/2011 acontecerá a oficina Construção de Blog no NTE/Caxias-MA nos turnos manhã, tarde e noite de acordo com a disponibilidade dos professores da rede estadual.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Saber Viver

Saber Viver

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar.

(CoraCoralina)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

AS TICs NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

  Malba Santos
               Ultimamente muito se tem falado sobre a utilização das TICs como aliadas do professor na sua prática docente. Será que os professores de hoje estão alheios à realidade tecnológica à sua volta? Qual o motivo que faria esse profissional da educação de hoje, detentor de um perfil do professor moderno na era das TICs, e,  também, como não poderia deixar de ser, consumidor e usuário das parafernálias tecnológicas como a máquina digital, o computador, DVD, o celular, a máquina filmadora etc  deixar de utilizar em sua prática docente tais recursos?
            Percebe-se, cada dia com mais freqüência, a adesão das escolas, de uma forma mais ou menos tímida, a prática de projetos incluindo as tecnologias em sua proposta curricular. Esse é um dado irreversível. Observa-se também que experiências que nos chegam através de programas de formação importados de outros estados e regiões, nos mostram, muitas vezes, práticas que já estão sendo utilizadas por nossos professores há algum tempo.
            Respeitadas as tradicionais dificuldades que lhe cabe, é importante que seja criada desde a formação do professor a cultura do registro de suas experiências em sala de aulas.
            O professor está buscando cada vez mais sua qualificação na era tecnológica com programas de formação que incluem a utilização das mídias, no entanto,  tais  conhecimentos não estão sendo colocados em prática na mesma proporção em que chegaram à sociedade contemporânea.
            Não cabe aqui procurar culpados para justificar a má utilização da tecnologia no processo educacional. O objetivo é que se levante um diálogo em relação ao que se pode ser feito a partir dessa constatação. É bem verdade que faltam às escolas públicas, nos diferentes níveis de ensino, os investimentos necessários na área. As universidades, desde os cursos de graduação já deveriam disponibilizar aos alunos os recursos tecnológicos em questão para que quando estes se tornassem profissionais já estivessem habilitados a manuseá-los naturalmente adequando-os à sua prática docente.
                                                                  ticsnaeducacao.jex.com.br
                Portanto, para que haja uma verdadeira reforma educacional tecnológica objetivando  a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é imprescindível que as instituições de ensino sejam as difusoras dos recursos tecnológicos, formando profissionais-usuários das tecnologias, conscientes e habilitados. Usuários, sobretudo, no exercício de sua prática profissional.

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